Rua Barão do Triunfo, 612 – CJ 901 - São Paulo - SP
(11) 5542-4242 (11) 98589-3388

Sistemas de Proteção contra Incêndio por Sprinklers

Sistemas de Proteção contra Incêndio por Sprinklers

Leia mais:

A exigência de proteção contra incêndio por sprinklers nas edificações só tem aumentado com o passar do tempo, principalmente, por conta dos inúmeros sinistros ocorridos em todo o país. Por isso, é fundamental que os profissionais que atuam nesta área estejam atualizados e familiarizados com todos os conceitos e critérios do dimensionamento e do projeto do sistema de sprinklers.

O que é um sprinkler

Um sprinkler é um dispositivo comumente utilizado no combate a incêndios. Dentro da linha de equipamentos fixos de combate a incêndios, os sprinklers são um dos meios mais eficientes, econômicos e que podem diminuir os prejuízos à uma propriedade.

Compõem um sistema anti-incêndio que funciona sem a necessidade da ação humana imediata, já que são instalados nos ambientes e produzem sua “chuva” característica quando a temperatura atinge níveis elevados, de forma automática.

Qual o objetivo do sistema de sprinklers

O sistema de chuveiros automáticos (sprinklers) tem como objetivo a extinção do incêndio de forma automática e pontual, diretamente na área que apresenta o foco de incêndio, pela descarga de água sobre o material em combustão utilizando, para isso, somente a quantidade de água necessária para tal.

Como funciona o sistema de sprinklers

Os sprinklers funcionam, de forma automática, com a aplicação de água no fogo a fim de eliminar o lado CALOR do “triângulo de fogo” (composto por calor, combustível e comburente).

O sistema de sprinklers fica com a pressão da água na rede até que o elemento termo-sensível que fica no centro do sprinkler seja aquecido e cause seu disparo. Este elemento termo-sensível é disponível em 3 cores: vermelho, amarelo e azul, que representam as temperaturas de 68°C, 79°C e 141°C, respectivamente. Quando esta temperatura é atingida, ele quebra, liberando o obturador e a água que, por sua vez, bate no difusor que abre num formato circular, atingindo a área logo abaixo. Isso pode variar de acordo com o tipo de sprinkler, a pressão da rede e a vazão do sprinkler. Depois da liberação da água, o sistema permanece funcionando até que a bomba de incêndio seja desligada ou até que acabe a água do reservatório.

Quais as vantagens do sistema de sprinklers contra incêndio

Agora que você já sabe como o sistema de sprinklers funciona na teoria, entenda quais suas vantagens e por que é tão eficiente e bastante procurado para o combate a incêndios:

  • O sprinkler trabalha com a pressão de água, portanto, sua eficácia é mais rápida;
  • Atinge uma área melhor, resfriando também a área ao redor do foco do incêndio;
  • Consegue controlar o fogo num primeiro momento para que haja a evacuação das pessoas evitando possíveis causalidades;
  • Além de ser eficaz, econômico e inteligente contra fogo, funciona automaticamente, sem a necessidade de ação humana imediata.

CONCLUSÃO

Como você pode ver, o sistema de sprinklers é um dos melhores sistemas de combate a incêndios existentes e é um equipamento sofisticado. Embora sua instalação e manutenção sejam simples, seu design é complexo e projetá-lo exige diversas informações.

É fundamental estar atento às normas mais recentes, conhecer o edifício e sua estrutura para assim efetuar o levantamento dos riscos e garantir que seja projetado e dimensionado um sistema adequado às necessidades do cliente, para além do uso de software e de resultados padronizados pelo computador.

Por isso, é recomendável que o projeto seja realizado por um profissional especializado e especialista, que realize seu desenvolvimento desde a casa de bombas até o último bico de sprinkler, detalhadamente, e garantindo que o sistema seja personalizado e eficaz para a proteção da vida e do patrimônio de seu cliente.

Aprenda a fazer a Proteção Contra Incêndio por Chuveiros Automáticos (Sprinklers)! Não perca tempo! Capacite-se na Universidade EHS e torne-se um Especialista!

Sobre o nosso curso

O nosso curso PROJETO E DIMENSIONAMENTO DE SISTEMAS DE SPRINKLERS PARA COMBATE A INCÊNDIO já começou!

O objetivo é capacitar profissionais diferenciados para a elaboração e dimensionamento de projetos e análise dos principais critérios a serem observados em instalações de proteção contra incêndio por chuveiros automáticos (sprinklers) para ocupações de Risco Leve, Ordinário e Extraordinário em conformidade com os parâmetros estabelecidos pela NBR 10.897 e Normas do Corpo de Bombeiros.

Quer alavancar a sua carreira? Verifique os cursos disponíveis na Universidade EHS! 

Whatsapp EHS Soluções Inteligentes