Rua Barão do Triunfo, 612 – CJ 901 - São Paulo - SP
(11) 5542-4242 (11) 98589-3388

Quer Aprender a Domar seus Instintos?

Quer Aprender a Domar seus Instintos?

Leia mais:

A SOLUÇÃO É DOMAR SEUS INSTINTOS?

Fiquei alguns dias para colocar no papel como ajudaria meus amigos e colegas de profissão a obterem seus resultados de forma suave e fácil (Suru Raku).

Sabe o que é instinto? É um impulso que vem do interior que faz com que tenhamos ações animais, que vem do cérebro reptiliano, onde agimos inconscientemente / inconsequentemente, nos adequando à necessidade de sobreviver.

Acredito que minha história começa quando, ainda bem novo, quando perdi meu pai para o oriente eterno (faleceu). Fiz a promessa de ser o melhor e que qualquer perda seria infinitamente pequena perto do sentimento daquele momento de dor. Vejam o poder da crença… me cobrei mais do que poderia dar, pessoas queridas se afastaram, família, amigos… casamento… empregos… e pasmem, ética e compliance (conformidade legal) nunca foram deixados de lado.

Fiz algumas péssimas leituras de ambientes, cumprindo missões e assumindo posições que me desfavoreciam em senso comum (Ex.: avaliação 360°). As pessoas tinham medo de mim… não percebia a confiança esperada, tinha dificuldade de comunicação, e é claro, muitos não me seguiam como eu queria…

Mas, chega um momento em que não há como fugir de algumas perguntas… quem sou eu?? O que eu quero?? O que sempre esteve comigo?? O que sempre me pertenceu??

Foi quando percebi que sabia muito pouco de mim…. e precisei resgatar as memórias já contadas e visualizar os resultados que eu queria.

Comecei uma parceria com dois sócios brilhantes, conhecedores da arte de se relacionar e buscar resultados na alma, desconstruindo por vezes, os indicadores (KPI – Key Points Indicators) utilizados nas corporações por onde andei… confesso, me incomodava!!!… FOCO NO POSITIVO!

Mas, mesmo que forte a experiência anterior, foi em um programa de TV que vi falar sobre HORSEMANSHIP (comunicação entre homens e cavalos e a doma racional)… com o professor Dr. Fernando Rolim (médico veterinário), que explicava sobre a hierarquia social dos cavalos. Que os cavalos escolhem seus grupos e são formados por 8 a 12 indivíduos, onde um deles é o DOMINANTE e um outro, o líder e os demais, são os seguidores e inspirados!…

O DOMINANTE, conquista esta posição com luta, garra e todos os outros tem medo dele. Com controles de movimentos e espaço ocupado por cada um. Não vê ninguém a sua frente… ninguém pode estar a sua frente…

O LÍDER, é normalmente, o facilitador do grupo. É o que leva o grupo para a água de melhor qualidade, para a grama mais verde… pois pensa no coletivo, se preocupa com o grupo, entendendo melhor o ambiente. Todos seguem o líder, inclusive o DOMINANTE….

Portanto, ao se relacionar com suas equipes, o que aparece mais de sua personalidade: o dominante ou seu lado líder?

Para que sejamos seguidos, não resta dúvida que temos que desenvolver habilidades de liderança. Melhorar a comunicação, acreditar em nossa missão e visão, como lidamos com as informações e situações cotidianas, como obtemos engajamento para busca dos resultados, alinhar nossa linguagem verbal com a corporal, controlar a energia, respirar fundo… e… controlar o instinto!!!!

A sustentação da promessa feita ao meu pai teve que ser reestruturada… pois a revalidação do sentido das minhas crenças, da sustentação do ego, de minhas necessidades primárias, tinha que ser revivida e alinhada com outra conexão.

Assim, como lição aprendida, cuidado com as “historinhas” que contamos no nosso dia a dia… é para satisfazer o ego?

Proponho escolhermos “ser o melhor de nós mesmos” …

Matematicamente: “A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade e dirigidas em sentidos opostos.” (NEWTON);

Filosoficamente: “Se você está se sentindo só, é porque ergueu muros em vez de pontes”

E você, está precisando controlar o instinto? Ser o líder admirado na posição em que ocupa?

Whatsapp EHS Soluções Inteligentes