Rua Barão do Triunfo, 612 – CJ 901 - São Paulo - SP
(11) 5542-4242 (11) 98589-3388

Perícia e Laudos técnicos voltados à Construção Civil! Saiba a importância!

Perícia e Laudos técnicos voltados à Construção Civil! Saiba a importância!

Leia mais:

Os engenheiros e arquitetos projetam e supervisionam projetos de construção de obras públicas em grande escala, como estradas, edifícios, túneis, represas e pontes.

Eles também são habilitados para aprovarem e conduzirem obras residenciais, prediais e para avaliarem os requisitos do projeto, se responsabilizando legalmente pelos processos em que estão envolvidos do início ao fim.

Isso significa que os engenheiros e arquitetos devem estar conectados com a legislação vigente e saber aplicá-las para que não sejam vítimas de processos civis e criminais.

Com esses conhecimentos ampliados, focando em entendimento dos seus papéis e responsabilidade, o curso de perícia e laudo técnico de construção civil pode trazer fortalezas e oportunidades de trabalho que, reconhecidamente, trazem uma boa remuneração e reconhecimento.

O que é perícia?

A perícia é a análise técnica de uma situação, fato ou estado redigida por um especialista numa determinada disciplina, o perito. É um exame realizado por profissional especialista, legalmente habilitado (formação acadêmica e diploma com reconhecimento de classe), destinado a verificar ou esclarecer determinado fato, apurar as causas motivadoras ou o estado, a alegação de direitos, ou a estimação da coisa que é objeto de litígio ou processo.

O perito é indicado pelo juiz.

Em uma perícia, também são requeridos, na maior parte das vezes, um assistente técnico pelas partes (requerido e requerente do litígio). Este é escolhido pelas partes do processo para a análise técnica de uma situação, fato ou estado, que foi redigida por um especialista numa determinada disciplina, o perito. É um exame realizado por profissional especialista, legalmente habilitado (formação acadêmica e diploma com reconhecimento de classe), destinado a verificar ou esclarecer determinado fato, apurar as causas motivadoras do mesmo, ou o estado, a alegação de direitos, ou a estimação da coisa que é objeto de litígio ou processo.

Qual a importância da perícia na construção civil?

A perícia na construção civil tem como princípio garantir a segurança do usuário de edificações e suportar as partes em um embate litigioso (processo judicial), pois através dela é possível fazer a prevenção de perdas.

Existe muita demanda judicial e bancária para a função de perito pois há muita inadimplência, muitos processos civis em andamento e poucos peritos para execução dos trabalhos.

O que é Laudo Técnico

O laudo técnico na construção civil é uma avaliação, que deve ser feita por um profissional de arquitetura ou engenharia, para detectar possíveis desvios executivos nas construções.

Muitos acham que o laudo técnico na construção civil tem finalidade apenas de atender grandes edificações, quando na verdade, até uma pequena reforma necessita de laudo técnico e de assinatura de responsabilidade técnica.

Existem vários tipos de laudos técnicos, cada um com sua especificação. Os mais comuns são:

  • Laudo técnico de reforma
  • Laudo técnico de inspeção predial
  • Laudo técnico de avaliação de imóveis
  • Laudo técnico de recebimento de imóvel
  • Laudo técnico de vistoria de vizinhança
  • Laudo técnico pericial judicial, entre ..

Qual a importância do laudo técnico na construção civil?

O Laudo Técnico fornece informações importantes para avaliar se uma obra foi edificada dentro dos padrões de qualidade, que resultem no desempenho e durabilidade dos reparos e ou reforços.

Diferença entre perícia e laudo técnico

  • Perícia: é uma avaliação e investigação minuciosa demandada por processo judicial e autorizada pelo juizado ou promotoria, para levantar e descrever todos os problemas existentes na obra sob aspectos técnicos. O perito determina as causas e origens do problema;
  • Laudo Técnico: é um documento escrito por um profissional para fins de respaldo em questões que possam vir a ser tratados ou questionados em litígio ou a fim de esclarecer dúvidas técnicas para tomadas de decisão.

Como fazer a perícia e laudo técnico na construção civil?

É preciso ser um profissional de engenharia ou arquitetura capacitado para tal função.

A EHS Soluções Inteligentes oferece o cursos em plataforma EAD e serviço de assessoria e laudos prediais, contando com uma equipe qualificada e pronta para lhe atender, garantindo a segurança da sua obra.

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a sua empresa a garantir a qualidade da sua obra!

Whatsapp EHS Soluções Inteligentes